A humildade nos livra de preocupações
Cingi-vos todos de humildade uns para com os outros, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. Humilhai-vos, portanto, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte. (1 Pedro 5:5–6)
A humildade está entre os dois extremos. Reconhecermos que somos valiosos para Deus, que Ele nos ama, nos criou e nos deu dons e talentos, pode evitar que nos autodepreciemos e ao mesmo tempo nos impedir de acharmos que somos mais talentosos e melhores que os outros.
A humildade nos livra de preocupações com prestígio ou posição, características físicas ou atratividade, nossos sucessos, fracassos e muitas outras ansiedades que surgem do orgulho e de nos compararmos com os demais.
A Bíblia repetidamente exalta a humildade e fala da atitude positiva que Deus tem para com os humildes. A humildade precede a honra; bem-aventurados os mansos, pois herdarão a terra; Deus livra e dá graça aos humildes.
Apesar de Jesus ter a mesma natureza, as mesmas qualidades e a mesma “patente” ou “status” que Deus, deixou tudo isso de lado e assumiu a natureza de um servo, ao se tornar humano. Ele poderia ter reclamado poder e glória, como ficou claro quando o Diabo O tentou no deserto, mas escolheu reduzir Seu status e ser humilhado a ponto de estar disposto a sofrer uma morte cruel e torturante de um criminoso comum, por amor a nós.
Por isso, Deus O “exaltou soberanamente”. Para nos tornarmos mais como Jesus, devemos nos empenhar em nos “revestirmos” de humildade, pelo que seremos abençoados pelo Senhor. [1]
Foi o orgulho que transformou anjos em demônios, mas é a humildade que faz de homens anjos. - Santo Agostinho
[1] Âncora Uma Atitude de Humildade