Fieis à incumbência de cuidarmos do nosso mundo
Viu Deus tudo o que tinha feito, e que era muito bom. (Gênesis 1:31)
Então, incumbiu a humanidade de cuidar da Sua criação e gerir seus recursos, não como proprietários, mas como administradores. “O Senhor Deus tomou o homem, e o pôs no Jardim do Éden para o lavrar e o guardar.” (Gênesis 2:15)
Boa parte do mundo ainda é bela e funciona como Ele desejava, mas há lugares muito degradados.
Deus nos incumbiu de cuidar da Sua criação, somos corresponsáveis e colhemos as consequências. A poluição do ar e da água reduziu a qualidade de vida de milhões de pessoas; o aquecimento global impõe uma séria ameaça às populações que vivem no litoral e nas áreas de baixa altitude; o desmatamento cria regiões áridas; áreas oceânicas, lagos e rios estão se tornando zonas mortas, ou seja, sem vida aquática.
O nosso lar coletivo está ameaçado e dividimos a responsabilidade de “cuidar e guardar” o planeta que nos foi confiado. São problemas sérios que tendem a se agravar com o crescimento populacional.
Se trabalharmos juntos, e com a ajuda de Deus, podemos melhorar muitas coisas. Podemos fazer a nossa parte e sermos fieis à incumbência de cuidarmos do nosso mundo. —Keith Phillips [1]
A natureza e a Bíblia são ambas obras do mesmo Criador. A Bíblia, disse Galileu Galilei, é a palavra de Deus. A natureza, por outro lado, é sua escrita. —Antonino Zichichi
[1] Âncora Cuidar do nosso Planeta