Jesus e Sua noiva
Porque o teu Criador é o teu marido; Senhor dos Exércitos é o seu nome. (Isaías 54:5 ARC)
O relacionamento entre Deus e Seu povo—Cristo e Sua Igreja—é comparado na Bíblia ao de um noivo à sua noiva. A metáfora conjugal usada na Bíblia descreve o relacionamento espiritual íntimo entre Jesus e Sua Igreja e deve representar a união apaixonada de coração, mente e espírito que Jesus busca com cada um de Seus seguidores.
A Bíblia faz numerosas referências ao profundo e duradouro relacionamento pessoal entre Jesus e Sua noiva, a Igreja, também denominada “o Corpo de Cristo”, do qual todo verdadeiro cristão faz parte. Nas Escrituras, no Antigo e no Novo Testamento, o relacionamento entre Deus e os homens — entre o Senhor e Israel, e entre Cristo e a Sua Igreja — é comumente apresentado em linguagem nupcial, como o relacionamento do noivo com a noiva.
As Escrituras também empregam outros simbolismos, nos quais Deus é retratado como o nosso pai, pastor e rei, Aquele que nos cura é nosso salvador. “A metáfora conjugal, no entanto, é a mais frequente, a central e fundamental nas Escrituras.”
Conhecer Jesus é amar Jesus, porque “Ele é totalmente desejável.” Uma vez que você “provar e ver que o Senhor é bom,” poderá verdadeiramente “conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus.” [1]
Que o dulcíssimo Jesus, Esposo das almas fiéis, tenha a bondade de conduzir todos aqueles que invocam o seu nome a este matrimônio. - São João da Cruz
[1] Âncora Relacionamento e União com Deus