não quer que os pobres sofram
De onde vêm as guerras e contendas que há entre vocês? Não vêm das paixões que guerreiam dentro de vocês? (Tiago 4:1 NVI)
Fiquei pensando como grande parte do sofrimento do mundo se deve à própria humanidade, como toda a dor produzida pelas guerras que matam e mutilam milhões de seres humanos. Deus é o culpado pelas guerras do homem? O responsável pelos sofrimentos produzidos pela guerra não é Deus, mas o ser humano com sua ganância, sede de poder, glória e ganhos egoístas.
Veja os milhões de pessoas que passam fome a cada ano em algumas regiões, enquanto outras produzem mais alimentos do que consomem. Deus já providenciou mais do que o suficiente para que ninguém precise passar fome! Entretanto, o planeta tem milhões famintos enquanto os excedentes da produção de alimentos são estocados ou destruídos.
A Palavra de Deus muitas vezes aconselha e até ordena que os que têm abundância compartilhem seus recursos com os que não têm, pois não quer que os pobres sofram.
“Por que Deus permite o sofrimento?” É uma das grandes questões da vida. Embora a leitura da Sua Palavra possa nos apontar muitas razões, certas coisas só entenderemos completamente na próxima vida, quando pudermos ver as coisas como Ele as vê.
Sua Palavra nos promete que todo o sofrimento na vida dos que amam a Deus chegará ao fim e que “Ele enxugará dos seus olhos toda lágrima. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor, pois a antiga ordem já passou.” (Apocalipse 21:4) [1]
Deus teve um filho na Terra sem pecado, mas nunca um sem sofrimento. —Santo Agostinho
[1] Contato A busca por sentido