A humildade e a sinceridade são fundamentais

Por isso, esforcemo-nos em promover tudo quanto conduz à paz e à edificação mútua. (Romanos 14:19 NVI)

Anos atrás, eu estava em uma situação complicada e desagradável com um dos meus colegas de trabalho. As coisas não melhoraram e fiquei aliviada quando ele finalmente foi para outro local. Algum tempo depois, enviou-me uma mensagem de e-mail com duas palavras simples: “Peço desculpas”.

Isso é bom! —pensei. Ele quer se desculpar. Então procurei o anexo com o “pedido de desculpas formal”, mas não havia nenhum. Eu esperava um reconhecimento escrito e detalhado das chateações, tensões e complicações que ele havia causado, mas tudo que havia eram aquelas duas palavras: “Peço desculpas”.

Eu sabia que Deus estava me pedindo para perdoar àquela pessoa e virar a página. O rapaz fizera sua parte pedindo perdão e a coisa certa a fazer era perdoar, mas, no fundo, sentia-me um pouco trapaceada. Ele bem que podia ter se esmerado no pedido de desculpas!

Pouco depois, foi minha vez de me desculpar a alguém e não sabia como. Explicar minhas ações daria a impressão de que estaria criando uma plataforma para me justificar e que não estava sendo sincera, além de correr o risco de reacender a controvérsia. No final, copiei o pedido de desculpas que recebi do meu ex-colega de trabalho, certa de que a simplicidade não diminuía a sinceridade.

Não é fácil pedir perdão. Acho que a humildade e a sinceridade são fundamentais para quem busca genuinamente estar atento às necessidades da pessoa ofendida e aprender a ouvir suas mágoas.

Qualquer coisa maravilhosa pode acontecer no relacionamento restaurado. —Sally García [1]

Quem não consegue perdoar aos outros, destrói a ponte sobre a qual terá de passar, pois todos precisamos ser perdoados. —George Herbert (1593–1633)

[1] Contato Sobre pedir perdão

Previous
Previous

As pessoas grandiosas para Deus

Next
Next

Espírito Santo parte 5: A presença de Deus em nossas vidas