Espírito Santo parte 5: A presença de Deus em nossas vidas

E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção. (Efésios 4:30 ARC)

Por sermos cristãos, temos o privilégio de ter o Espírito Santo de Deus habitando dentro de nós. Foi-nos concedida a honra de nossos corpos serem templos do Espírito Santo, de termos a presença de Deus em nossas vidas.

Mesmo estando o Espírito de Deus presente em nossas vidas, o grau com que essa presença se manifesta depende de cada indivíduo, da receptividade de cada um à Sua influência. No Antigo Testamento, há exemplos de alguns que contavam com essa presença e influência, mas cujos pecados causaram um afastamento do Espírito, como aconteceu a Sansão e a Saul.

No Novo Testamento, lemos que não devemos entristecer nem apagar o Espírito Santo. A palavra grega usada para apagar é “sbennymi”, que significa extinguir, suprimir ou sufocar. Paulo lhes estava aconselhando a não fazer isso com respeito às obras do Espírito Santo realizadas em suas vidas ou por intermédio deles.

Os benefícios do envolvimento ativo do Espírito Santo em nossas vidas são muitos. Ele nos influencia para o bem; ajuda-nos a ser testemunhas mais efetivas e a ministrar melhor os outros; faz-nos mais corretos espiritualmente; mais resistentes ao mal e ao pecado; transforma-nos em tabernáculos —locais de habitação de Deus—, para que os outros possam vê-lO em nós e, assim ser atraídos para Ele. Esse “dom do Pai” é a dádiva inestimável da presença de Deus em nossas vidas. Que honra! —Peter Amsterdam [1]

Ó Espírito Santo, desça abundantemente em meu coração. Ilumine os cantos escuros desta casa negligenciada e espalhe ali seus raios alegres. —Santo Agostinho

[1] Âncora A Obra do Espírito Santo em nossas Vidas

Previous
Previous

A humildade e a sinceridade são fundamentais

Next
Next

Tentemos nos tornar mais como Ele