A humildade nos livra

Guiará os mansos retamente; e aos mansos ensinará o seu caminho. (Salmos 25:9 ARC)

Ao reconhecermos que somos amados por Deus, adquirimos um forte senso de valor próprio e segurança de nossa identidade de forma que não precisamos nos glorificar ou nos deixarmos inchar pelo orgulho pessoal.

Na condição de indivíduos criados à imagem de Deus e por Ele amados, podemos ter toda a confiança no nosso valor pessoal. Podemos com sinceridade reconhecer nossos pontos fortes e pontos fracos; talentos e hábitos negativos. Devemos nos esforçar para ter clareza do que somos, sem acharmos que somos maravilhosos ou um desastre irremediável. Não devemos nos elevar em orgulho nem nos considerarmos indignos. Qualquer um desse extremos — em que sentimos que somos as piores ou as melhores pessoas que existem é errado e indica orgulho.

Achar-se melhor que os demais é jactância e presunção; julgar-se a pior das pessoas pode ser falsa humildade, outra manifestação de orgulho e egocentrismo.

A humildade nos livra de preocupações com prestígio ou posição, características físicas ou atratividade, nossos sucessos, fracassos e muitas outras ansiedades que surgem do orgulho e de nos compararmos com os demais. —Peter Amsterdam [1]

Humildade não é pensar menos de si mesmo, mas pensar menos em si mesmo. —Rick Warren

[1] Contato Mais como Jesus: Humildade

Previous
Previous

Espírito Santo parte 4: Orientação em nossa vida diária

Next
Next

Espírito Santo Parte 3: Os Dons do Espírito