As Escrituras nos dizem para perdoar
Perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo. (Efésios 4:32 ARC)
Entender que as Escrituras nos dizem para perdoar aos outros e concordar com isso é uma coisa. Perdoar alguém que nos feriu profundamente pode ser difícil e incrivelmente angustiante.
A palavra grega que mais frequentemente é traduzida como perdão é “aphiemi”, usada para expressar abrir mão de algo ou cancelar uma dívida. Quando perdoamos alguém pelo que nos foi feito, isentamos a pessoa de uma dívida legítima. Reconhecemos que fomos prejudicados ou magoados, nossa confiança foi traída e nossa vida marcada pelas ações de outra pessoa. Mas entendemos que também somos pecadores, ofendemos, ferimos os outros, e que nossas ofensas foram perdoadas por Deus. Quando perdoamos, tomamos a decisão de deixar ir nossa dor, nosso desejo por retribuição, nossa ira e sentimentos negativos contra a pessoa. Colocamos a pessoa e o que fez nas mãos de Deus.
É natural pensar que perdoar alguém é justificar o ato da pessoa. Não é assim. O perdão o liberta da dor da ofensa causada e lhe permite seguir em frente sem ser constantemente perseguido por sentimentos ruins em relação à pessoa.
Devemos perdoar aos outros suas ofensas — por mais difícil que possa ser — porque Deus nos perdoou nossas ofensas contra Ele. —Peter Amsterdam [1]
Todo mundo acha o perdão um lindo conceito, até precisar perdoar. —C.S. Lewis
[1] Contato O chamado para perdoar