Espírito Santo parte 1: Sua presença mudança
Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa. (Efésios 1:13 ARC)
A presença de Deus da Terra, na narrativa do Antigo Testamento, era manifesta na coluna de fogo e na nuvem; nos trovões e relâmpagos, no Monte Sinai; na sarça ardente. Jesus foi a presença de Deus na Terra enquanto aqui viveu. Desde o Dia de Pentecostes, o Espírito Santo tem habitado naqueles que nasceram do Espírito, que ingressaram no reino de Deus ao aceitarem Jesus como Salvador. A presença do Espírito de Deus nos crentes tem sido a principal manifestação da Sua presença na Terra, desde a ascensão de Jesus ao céu.
O Espírito Santo está presente nos crentes e influencia nossas vidas de muitas maneiras. Nosso trabalho de falar para os outros sobre Jesus e sobre a dádiva de Deus da salvação é potencializado pelo Espírito. Nossa interação com os outros cristãos —convivência, adoração, evangelização, igreja, ou ministério— é fortalecida pelos dons do Espírito Santo.
O Espírito tem um papel importante na nossa relação pessoal com o Senhor, no nosso crescimento espiritual e na maneira como vivemos em harmonia com a vontade de Deus e Seus caminhos. O Espírito de Deus nos guia, dirige e orienta enquanto indivíduos, ensina-nos e nos concede entendimento. Pelo Espírito recebemos a certeza de que somos filhos de Deus, de que permanecemos nEle e Ele em nós. —Peter Amsterdam [1]
A palavra de Deus é nosso único padrão, e o Espírito Santo é nosso único professor. —George Muller
[1] Âncora A Obra do Espírito Santo em nossas Vidas