Posso sempre agir melhor

Não estou dizendo que já obtive tudo isso, que já alcancei a perfeição. Mas prossigo a fim de conquistar essa perfeição para a qual Cristo Jesus me conquistou. (Filipenses 3:12 NVT)

Recentemente cheguei a uma conclusão abrangente, detalhada e nada surpreendente: Não sou bom o bastante. Sei que ninguém jamais será “bom o bastante” nesta vida.

Reconhecendo isso, decidi que deveria melhorar, poderia melhorar e que melhoraria. Essa foi a minha resolução no meio do ano. Determinei que durante um mês, eu seria tão perfeito quanto humanamente possível.

Comecei muito bem. Ajudei a lavar a louça todas as noites. Mordi a língua cada vez que ia ficar zangado ou dizer algo desagradável, sem me importar com quem tinha razão. Fui pontual em todos os meus compromissos. Limpei e conservei limpos os meus espaços.

Isso durou quase duas semanas inteiras. Mas, como não é assim que as coisas são, logo o desafio perdeu o efeito. Então comecei a me desviar do propósito. Fiquei zangado uma vez, depois duas. Quando vi que não havia conseguido honrar minha resolução, relaxei de vez. Que diferença faria? Dá para perceber que o meu mês “perfeito” foi tudo menos isso.

Inegavelmente, não foi um mês perfeito, mas aprendi lições importantes a partir dos erros, as quais ficarão comigo por muito tempo e ocasionaram crescimento, além de me ajudarem a querer melhorar. — se é que posso dizer isso. Não preciso ser perfeito para agir melhor. Sequer preciso ser melhor para agir melhor. Tenho apenas de estar disposto, com meus ouvidos atentos à suave e mansa voz de Deus, aberto para ouvir e aprender. Nunca serei perfeito, mas posso sempre agir melhor.

A perfeição não consiste em fazer coisas extraordinárias, mas em fazer as coisas comuns extraordinariamente bem. —Marie Angélique Arnauld (1591–1661)

Previous
Previous

Espírito Santo Parte 2: “Espírito Missionário”

Next
Next

Espírito Santo parte 1: Sua presença mudança