Nas mãos do Músico Mestre
O Senhor não vê como vê o homem. O homem olha para o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração. (1 Samuel 16:7)
Os músicos experientes sabem que é realmente impossível afinar até mesmo o violão de melhor qualidade para produzir com perfeição notas e acordes em todos os lugares ao longo do braço. Um luthier ficou tão irritado por ter de lidar constantemente com essa deficiência inerente aos violões que decidiu criar um instrumento que eliminasse isso completamente. Inventou o que se chama de violão “True Temperament”, que tem como característica distintivas trastes ondulados.
Qual é a relevância disso para nós? À primeira vista, pode parecer que apenas ignorância ou incompetência produziria um violão com trastes tão obviamente disformes. Contudo, o instrumento tem uma sonoridade surpreendentemente mais harmoniosa do que os que têm a aparência tipicamente considerada adequada.
Não é assim conosco? A Bíblia nos diz que o que parece certo e apropriado ao homem natural pode não ser adequado para o uso de Deus; na verdade, o oposto pode ser verdade.
Com todas as nossas fraquezas e falhas, podemos nos sentir imperfeitos e retorcidos como os trastes do violão True Temperament; mas, nas mãos do Músico Mestre, podemos produzir as melhores melodias. Quando nos achamos muito bons e “certinhos”, segundo os padrões típicos, porém imperfeitos, o que produzimos pode ser um pouco desafinado, dissonante e, portanto, menos atraente.
Deus nos permite ser assim, imperfeitos, para um propósito, para sermos mais úteis e ajudar aqueles ao nosso redor. É assim que Ele produz a gloriosa harmonia da Sua melodia. —George Sosich [1]
O que existe e acontece é criado, conduzido e cheio de significado por Deus. —Romano Guardini
[1] Contato A aula de violão