No final das contas
Quem não sabe se controlar é tão sem defesa como uma cidade sem muralhas. (Provérbios 25:28 NTLH)
Saber controlar nossos próprios impulsos, nos torna no tipo de pessoa que os outros querem conhecer. De um modo geral, os que possuem autocontrole:
- Relacionam-se melhor com os outros, pois aprenderam a controlar seu gênio e não se irritam tão facilmente com coisas de pouca importância.
- São fisicamente mais saudáveis por realizarem exercícios físicos e cultivarem bons hábitos alimentares.
- Têm mentes disciplinadas e aprenderam a usar o conhecimento para ajudá-los a alcançar o sucesso.
- Possuem um senso saudável de valor próprio, pois se valorizam e respeitam o suficiente para não se permitirem ceder a hábitos ruins ou prejudiciais a si mesmos.
- São mais felizes, pois usufruem muito mais a vida.
Aprender a controlar os próprios impulsos e desejos é uma habilidade que pode contribuir para o sucesso na vida. Pode ser que você queira muito algo, mas nunca faça nada para alcançar esse desejo.
Esse esforço para alcançar demanda trabalho árduo, tempo, persistência e dizer não para possíveis distrações. Em uma palavra: autodomínio.
No final das contas, o principal fator para você chegar aonde deseja, assim como seu principal obstáculo é, muito provavelmente, você. [1]
Somente podemos aprender a nos conhecer e a fazer o que podemos fazer, ou seja, abrir mão da nossa vontade e realizar a vontade de Deus em nós. - Teresa de Ávila (1515–1582)
[1] Contato Leve-me ao seu mestre!