Tornarmos mais como Ele
Como filhos obedientes, não vos conformeis com as concupiscências que antes tínheis na vossa ignorância. Mas como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em todo o vosso procedimento; pois está escrito: “Sede santos, porque eu sou santo”. (1 Pedro 1:14–16)
A santidade é um dos atributos de Deus, parte de Sua essência. Sua santidade é a diferença essencial entre Deus e o homem. Apesar de podermos, talvez, refletir Deus por meio de atos de santidade, Ele é santidade. Sua santidade é uma ausência de mal, uma liberdade perfeita de todo o mal. Por sermos humanos, não somos capazes disso.
Em 1 João 1:5, lemos que “Deus é luz, e nele não há treva nenhuma”. Deus está sempre em perfeita conformidade com Seu próprio caráter e sempre age de forma consistente com Sua santa personalidade. Como é santo, todas as Suas ações são também santas. Por isso, podemos estar confiantes de que Suas ações para conosco são sempre perfeitas e justas. Deus não pode ser jamais injusto, pois isso seria contrário à Sua natureza essencial.
Como Deus é justo, também somos chamados para sermos santos. A palavra grega traduzida aqui para procedimento significa maneira de viver, comportamento e postura, a forma como alguém se comporta.
Obviamente, é impossível sermos completamente santos, visto que somos humanos e pecamos. Contudo, a santidade é parte da nossa vida com o Senhor e de nos tornarmos mais como Ele. [1]
A santidade de Deus exige que o pecado seja punido…, mas o amor de Deus providenciou o caminho da redenção por meio de Cristo. - Billy Graham
[1] Âncora Em Busca da Santidade