Deus escolheu trabalhar conosco
E nós, cooperando também com ele, vos exortamos a que não recebais a graça de Deus em vão. (2 Coríntios 6:1 ARC)
Muitos que querem divulgar a mensagem de Cristo e realizar Sua obra no seu dia a dia tendem a vê-lO como um patrão —um chefe paternal amigável, mas ainda assim, um chefe. Deixa instruções para Seus liderados, zela por eles, oferece incentivos e apoio, mas tem um escritório no andar de cima e não “pega no pesado” quando se trata do emaranhado da vida diária.
Mas isso não coincide com a descrição que nos traz a Palavra de Deus. Paulo diz que cooperamos com Deus.
Deus não apenas nos salva e preenche nossas vidas com significado para, então, sentar-Se em Seu trono para de lá observar tudo o que acontece. Em vez de apenas comparecermos ao Seu gabinete para recebermos instruções e voltarmos depois para apresentar os resultados em um relatório, passamos o dia trabalhando lado a lado com Ele, em parceria constante e contínua.
Deus escolheu trabalhar conosco porque quer que participemos do que Ele faz e sejamos agentes das mudanças que Ele deseja efetuar. Por isso, precisamos nos familiarizarmos com Sua natureza, com o que Ele quer fazer, com Seu jeito de ser e trabalhar. Fazemos isso estudando a Bíblia e passando tempo com Ele em oração e reflexão.
Aprender a trabalhar cooperativamente com Deus é uma experiência que se dá ao longo da vida, mas não temos de esperar para começar. —Mário Sant’Ana [1]
Quando nossa vontade anda de mãos dadas com Deus, somos Seus companheiros de trabalho nos assuntos do universo — não meros descobridores de Seus caminhos, observadores à margem do que Ele faz, mas parceiros na realização de Sua obra. —George MacDonald
[1] Contato Um CEO atípico