É já difícil do jeito que é

[Deus] faz que o Seu sol se levante sobre maus e bons, e envia chuva sobre justos e injustos. (Mateus 5:45)

 É comum tentarmos remover todo o sofrimento da vida, sem entender que estamos causando um mal maior. É fácil esquecer que os tempos de dificuldades e provações são parte da vida e podem surtir efeitos positivos. A tendência é vermos as adversidades como um “sinal” de que algo está errado conosco, que estamos passando por um período de má sorte ou que Deus se afastou de nós.

Cristo descartou essa linha de raciocínio ao ensinar que o bem e o mal são liberalmente distribuídos no mundo, sem distinção das inclinações religiosas ou morais dos indivíduos.

“No mundo tereis aflições”, avisa-nos Jesus. Em outras palavras, os problemas não se resumem a uma onda de azar. Na verdade, o processo de tribulação pode nos ajudar a reavaliar nossas vidas, descartar mentalidades superadas e descobrir nossas prioridades.

A vida já é difícil do jeito que é. Não precisamos acrescentar a culpa a esse pacote. Poderíamos crescer muito mais se abraçássemos nossas provações como experiências de aprendizado, momentos de grande importância que nos equipam para ajudar os outros. [1]

Por mais frio que tudo pareça no inverno, o Sol não nos abandona. Apenas se afasta por um tempo e por boas razões — uma delas é nos ensinar que não podemos viver sem ele. - George MacDonald (1824–1905)

 

[1] Contato Incêndio na floresta!

Previous
Previous

Devemos cultivar uma confiança

Next
Next

Jesus pregou e praticou a humildade